RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV: INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i10.2023-025Palavras-chave:
Educação em Saúde, HIV, Terapia Antirretroviral, Adesão ao TratamentoResumo
A educação em saúde e o acesso à informação são ferramentas estratégicas para a promoção do autocuidado de pessoas vivendo com HIV. Apesar dos grandes avanços científicos, sobretudo quanto ao uso da TARV, ainda existem desafios a serem enfrentados como o preconceito, o estigma e a desinformação da população. Nesse sentido, tal estratégia contribui com a adesão ao tratamento, por meio do esclarecimento de dúvidas a cerca da infecção pelo HIV. Trata-se de um relato de experiência referente às ações de educação em saúde realizadas em serviços especializados de saúde para o tratamento de pessoas vivendo com HIV. Os participantes do projeto foram capacitados e realizaram ações de educação em saúde, para abordar temas relacionados ao HIV/Aids e para o esclarecimento de dúvidas a respeito da terapia antirretroviral. Conclui-se que a integração dos serviços de saúde com as instituições de ensino se constitui com uma importante estratégia para o desenvolvimento de reflexões críticas acerca da temática, bem como para auxiliar nos cuidados direcionados às pessoas que vivem com HIV.
Referências
ACAAHI, Ceja de Paula da Costa. et al. Educação e Saúde: a extensão universitária como espaço para tencionar e pensar a educação em saúde. Rev. BrazilianJournal of Develop., v. 6, n. 4, p.21616-21630. 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-362. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9280/7833. Acesso em: 25 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 2013 [cited 2022 Jul 15]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes%20_cuidado_pessoas%20_doencas_cronicas.pdf. Acesso em 13 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2013/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-manejo-da-infeccao-pelo-hiv-em-adultos. Acesso em: 06 ago. 2023.
FILHO, Carlos Antônio de Lima. et al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PRESTADA POR ENFERMEIROS A PACIENTES COM HIPERTENSÃO NA PERSPECTIVA DOS CUIDADOS PRIMÁRIOS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 27, n. 2, p. 1027–1037, 2023. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-029. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/saude/article/view/9412. Acesso em: 30 set. 2023.
FONSECA, Luciana Kelly da Silva; SANTOS, José Victor De Oliveira; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes de; SAMPAIO, Alice Vitória Freire Cordeiro. Análise da estigmatização no contexto do HIV/AIDS: Concepções de Pessoas que Vivem com HIV/AIDS. Gerais. Rev. Interinst. Psicol. [Internet], v. 13, n. 2, p 1-15. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14757. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202020000200007&lng=pt. Acesso em: 22 ago. 2023.
GEISA, Carla de Brito Bezerra Lima; ALZIRA, Maria D’Avila Nery Guimarães; SIL-VA, José Rodrigo Santos; OTERO, Liudmila Miyar; GOIS, Cristiane Franca Lisboa. Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus. Rev. SAÚDE DEBATE, v. 43, n. 120, p. 150-158, jan-mar, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/N8gGgzSh4psXWgrqJRcrR6F/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2023.
LIMA, A. C. S; CABRAL, B. G; CAPOBIANGO, J. D; SOARES, M. H; PIERI, F. M; KERBAUY, G. “Educational Material on HIV”: validity of health educational tech-nology for people living with HIV. Rev Bras Enferm, v. 76, n. 3. e20220549. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0549pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/HG3RtLfg97CQjRzmDr5Dz6p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 set. 2023.
MARQUES, F. R. D. M; PIRES, G. A. R; SANTOS, J. L. G; BALDISSERA, V. D. A; SALCI, M. A. The Chronic Care Model and its implications for Specialized Outpatient Care. Rev Bras Enferm, v. 76, n. 1:e20210315. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0315pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/brWMZvbrDDsL9xQtVsGRrmd/?lang=en&format=pdf. Acesso em: 17 ago. 2023.
MIRANDA, Mariana de Morais Fortunato. et al. Adherence to antiretroviral therapy by adults living with HIV/aids: a cross-sectional study. Rev Bras Enferm, v. 75, n. 2:e20210019. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/Vdp8cq6ZWLtmVDFny5hSDts/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 21 ago. 2023.
SANTOS, Elder Magno Freitas. Processos de subjetivação de pessoas vivendo com HIV/Aids: Considerações acerca de um grupo de adesão ao tratamento. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5940/1/ELDER_MAGNO_FREITAS_SANTOS.pdf. Acesso em: 25 jul. 2023.
SEHNEM, Graciela Dutra; ARBOIT, Jaqueline. Educação em saúde com o adolescente que vive com HIV/aids: diálogos sobre sexualidade. Rev. O Social em Questão [Inter-net], v. 23, n. 46, p. 233-256. 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5522/552264323010/552264323010.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.
SENHEM, Graciela Dutra. et al. Sexuality of adolescent living with HIV/Aids: health education approaches. Rev. Research, Society and Development [Internet], v. 9, n. 7: e24973625. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3625. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3625. Acesso em: 21 ago. 2023.
SOARES, Mateus Silva. et al. A educação em saúde como estratégia de cuidado ao portador de hiv na atenção básica. Rev. Científica Multidisciplinar, v. 3. n. 4: e341379. 2022. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1379. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1379/1048. Acesso em: 09 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.